Pesticida Fashion

Quando compramos uma roupa vem aquele cheirinho de novo que desperta a endorfina dentro da gente e dá aquela sensação de “felicidade”. Mas lendo artigos e livros sobre sustentabilidade me chamou atenção o fato da roupa nova ser tão “suja”. Não só suja de limpeza, pois não conhecemos a forma como essa roupa é armazenada e transportada, mas também tudo de químico que foi colocado nela, desde a plantação do algodão até o tingimento das cores.

Mas como esses componentes químicos chegam até nós e prejudicam a nossa saúde?

Na lavoura do algodão são usados agrotóxicos e pesticidas para garantir o seu desenvolvimento sem o ataque de pragas, para diminuir o uso de mão de obra humana e para cultivo em pequenas áreas. No cultivo do algodão o agricultor entra em contato com os pesticidas colocados nas plantações durante todo o periodo de trabalho, causando danos irreversíveis à saúde. Esses resíduos tóxicos entram nas correntes de rios e lagos que nos fornecem água e comida, além de permanecem nas tramas do algodão, consequentemente entrando em contato com a nossa pele, podendo causar alergias e até câncer.

 

post2a

 

No caso do tingimento do tecido a situação é parecida. São usados no tingimento componentes químicos que podem trazer danos à saúde. Esses componentes químicos chegam até nós tanto pelo contato da pele com a roupa, quanto pela água, pois as indústrias que não tratam seus resíduos acabam poluindo rios que são utilizados para o abastecimento de água, irrigação de lavouras, entre outros.

post2b

E qual a alternativa que temos para consumir produtos que não nos façam mal?

O ideal é procurar marcas que tenham opções de produtos feitos com algodão orgânico e tingidos de forma natural.

O cultivo de algodão orgânico não utiliza pesticidas e agrotóxicos, enfrentando as pragas de forma natural, não trazendo então para o consumidor final essa carga química prejudicial à saúde. E o tingimento natural é feito com cascas de vegetais, folhas, sementes, enfim, de várias formas, sempre utilizando recursos naturais.

Infelizmente não é comum entrar no shopping e encontrar lojas que vendam esses produtos, mas pesquisando na internet achamos algumas opções no Brasil. No exterior, principalmente Europa e Estados Unidos podemos encontrar mais opções que saem um pouco do básico tipo camiseta, mas nem sempre tem o envio para o Brasil. Mas é um mercado que está em crescimento, e a tendência é cada vez mais encontrarmos marcas apostando em tecidos orgânicos, reciclados e com tingimentos naturais.

Segue alguns links de marcas brasileiras com essas propostas :

www.flaviaaranha.com – roupas e acessórios femininos com tingimentos naturais

www.bambusabrasil.com – lingerie, inclusive infantil, com algodão orgânico e tingimento natural

matiz.me – roupas para bebês usando algodão orgânico e pet reciclado

www.armarioorganico.com.br – camisetas básicas feitas em polyester reciclado e algodão orgânico

Morada da Floresta – fraldas ecológicas (com estampas super fofas!), e roupinhas de bebês

Se quiserem acrescentar mais marcas podem colocar nos comentários, vou adorar conhecer!

 

Fontes de pesquisa e referência:

Ecycle.com.br

Naturalfashion.com.br

Gb7saúde.com.br

Sites das marcas listadas acima.

 

Foto algodão tingido: tendere.com.br

Foto tingimento natural: Ecodesenvolvimento

 

Autor: Amanda Machado

Hi, welcome to Green Closet Blog! I'm Amanda Machado, interested in Fashion Sustainability. I'm going to post content about this subject. Thanks for stopping by! Olá, seja bem-vindo ao Green Closet! Sou Amanda Machado, interessada em Sustentabilidade na Moda. Vou postar conteúdos relacionados a esses assunto. Obrigada por passar por aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s